Eu precisei configurar um Postfix em um Debian 6 (Squeeze) esta madrugada e claro que não foi tudo um mar de rosas…

Depois de configurar um servidor DNS com o Bind, fiz uma instalação do Postfix autenticando por MySQL através deste tutorial:
http://lincolnlamas.com/v2/tutoriais/instalando-postfix-com-mysql-debian-parte-01.html

Usando o Telnet, consegui enviar e receber email, sem problema nenhum… Ótimo não? Só que aí fui para outro servidor, onde esse servidor de email seria usado.

* PAM * (para quem já usou Windows 98 hehehe)

Eu ficava recebendo o erro RELAY ACCESS DENIED

Depois de muita pesquisa e muitos exemplos do meu amigo Google, eu entendi que o esperado do Postfix é que não se possa enviar emails fora do servidor, pois assim nenhum spammer vai usar seu servidor para envio de emails indesejados, te colocando em lista negra dentre outras coisas.

Mas então como liberar um outro servidor a usar o Postfix para envio de email? A solução que vou escrever aqui, pode não ser a mais adequada e melhor. Quero lembrar que não sou especialista em servidor de email e de nomes.

Eu abri o arquivo /etc/postfix/main.cf e na linha mynetworks = 127.0.0.0/8 eu adicionei o IP válido que responde pelo domínio que tentava usar o servidor de email e também adicionei o IP válido de um servidor do HOST desse domínio, fazendo a linha tornar-se mynetworks = 127.0.0.0/8, 1.2.3.4, 5.6.7.8 (exemplos fictícios didáticos).

Depois foi só reiniciar o Postfix e tudo resolvido… consegui enviar email usando outro servidor.

3 thoughts on “Postfix: Relay Access Denied

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *