Para desenvolver meus projetos, tenho uma máquina virtual Linux configurada no meu Desktop e no meu Notebook. Quando as configurei, coloquei o HD com apenas 10GB de tamanho total, achando que demoraria para estourar…
O problema é que não demorou, e de repente me vi com apenas 900MB de espaço livre. Eu precisava redimensionar meu HD da máquina virtual, e ele está no formato VMDK (Virtual Machine Disk). Este formato é legal porque você pode transitar a VM entre softwares de virtualização diferentes… No meu caso, gosto de usar o Virtual Box da Oracle.
O Virtual Box vem com um executável chamado VBoxManage, dentro da própria pasta. Para mim o caminho é C:\Arquivos de Programas\Oracle\Virtual Box\VBoxManage.exe. Usaremos este executável para alterar o tamanho atual da VMDK.
Abra o prompt de comando, entre na pasta do Virtual Box:
1 |
cd C:\Arquivos de Programas\Oracle\Virtual Box |
Vamos usar apenas 2 comandos do VBoxManage, o clonehd e o modifyhd:
1 2 3 4 5 |
VBoxManage clonehd "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian.vmdk" "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian.vdi" --format vdi VBoxManage modifyhd "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian.vdi" --resize 81920 VBoxManage clonehd "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian.vdi" "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian-resized.vmdk" --format vmdk |
Note que o –resize 81920 é um tamanho em MegaBytes, equivalendo a 80GB (80 * 1024MB).
Se você passar pelo erro “Cannot register the hard disk becuase a hard disk with UUID already exists.“, ele tem solução!!!
Também no prompt de comando, vamos usar o VBoxManage para trocar a UUID do HD de formato VDI criado com o clone.
1 |
VBoxManage internalcommands sethduuid "C:\Usuários\Heitor\VirtualBox VMs\Debian\Debian.vdi" |
Depois disto basta fazer o clone de VDI para VMDK novamente que vai funcionar. Lembre-se de usar um software tipo GParted no novo arquivo VMDK, para alocar o novo espaço livre completamente no HD, senão você vai ligar sua VM e ainda ver o mesmo espaço em disco do HD antigo.
Também não esqueça de apagar o arquivo VDI que foi gerado, e o HD antigo no Gerenciador de Mídias Virtuais do Virtual Box.