Em casa, eu uso Windows em um desktop, que tem uma máquina virtual Debian 6 configurada para ser meu servidor web (NGINX, MySQL, PHP).
Eu já estava cansado de usar plugins de FTP no editor de texto que uso para programar, e pensei “Por quê não usar um compartilhamento entre o Linux e o Windows?”. Para fazer isso eu ia precisar do SAMBA, mas como compartilhar sem pedir nenhum tipo de senha, já que estou em uma VM que só eu acesso e está dentro do meu desktop?
Após instalar o SAMBA, eu abri o arquivo /etc/samba/smb.conf e coloquei as seguintes linhas nele:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 |
[global] workgroup = WORKGROUP netbios name = WEBSERVER security = share guest ok = yes guest account = heitor map archive = no #===== Share Definitions ===== [public_html] comment = WebServer Root path = /home/heitor/public_html public = yes browseable = yes writeable = yes read only = no |
Desta forma, a máquina apareceu na rede do Windows e tornou-se acessível sem pedir nenhum tipo de senha, além de eu poder escrever na pasta que eu queria. Consulte a documentação do SAMBA para entender cada uma das opções que usei, e por favor, NÃO USE UMA CONFIGURAÇÃO DESTA EM UM AMBIENTE CORPORATIVO!
Thank you Emelina!
My server is a NGINX with some tricks for performance… that’s why it loads fast I guess.
=)