Eu atualizei meu Ubuntu de 11.10 para 12.04 e para minha infelicidade, o som não estava funcionando.

Fui fazendo vários testes até que percebi que ele não funcionava só com a entrada de fone de ouvido do painel FRONTAL do PC. Ao usar o som pelo painel traseiro, tudo estava normal…

WTF?!?!?! Como resolve?

Pesquisando no Google, fui vendo várias sugestões e nenhuma funcionava para mim… até que vi uma pessoa sugerindo usar o alsamixer pelo terminal.

Abri um terminal, digitei alsamixer e apertei ENTER. Fui fuçando nos controles principais assim como fiz no modo gráfico, para ver se algo acontecia, mas nada do som funcionar.

Foi aí que fui apertando seta para direita até chegar em uma opção que chama Loopback Mixing. Ela estava desligada e ao ligar “TCHARAAAAAAMMMMMM”

Tomei aquela porrada na orelha porque o fone estava no máximo e os controles de volume também estavam… mas meu problema tinha sido resolvido.

Fica aí a dica! Espero que resolva o problema de vocês também (caso passem por ele).

41 thoughts on “Ubuntu 12.04 sem som

  1. *_* Vlw cara, parei de estudar programação para android no ubuntu pq não podia ouvir música pelo painel frontal e não tinha( e ainda não tenho) um fone com cabo comprido… agora posso voltar aos estudos no linux. o/

  2. Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Estava já um ano sem resolver este problema, de repente sem querer achei essa dica, cara muitooooooooooooooo obrigado!!!

  3. Funcionaou pra mim. Obrigado.
    Só acho estranho uma coisa, osomestava funcionando
    perfeitamente até eu baixar o driver da Gtx,
    quando reiniciei, tinha parado, não sei o q
    o driver da placa de video pode influenciar no
    audiodopc, mas.. Ta funcionando novamente.
    Vlw Heitor!

    1. Cara, se não me engano, as placas atuais tem coisas que estão relacionadas a audio por causa da porta HDMI, que transporta imagem e som ao mesmo tempo. De qualquer forma, que bom que resolveu seu problema. 😀

  4. Poxa, este é exatamente meu problema, mas quando fiz a “solução” nao funcionou =/ no alsamixer em cima do headphone tem uma barrinha zerada que eu não consigo aumentar. Ela deveria aumentar?

    1. Na verdade não. Seu master tem que estar alto e o que resolveu para mim e para mais algumas pessoas, foi o loopback mixing ficar ligado.

      Mas faça testes com todos os controles do alsamixer, para ver se no seu caso alguma coisa diferente resolve…

      Se resolver, posta um comentário aqui, porque esse post é bastante visitado!
      =)

  5. Obrigado pela ajuda Heitor. É muito gratificante encontrar pessoas como você. Pessoas que estão dispostas a ajudar. Nem no site do fornecedor do Ubuntu eu consegui encontrar essa solução.

  6. Opa, valeu cara, sou novo usuário no Linux.. Tô estou tendo meus trabalhos… Coisa nova é um pouco complicado no inicio, mas tô indo.
    Obrigado, novamente, e continua trazendo novidades ai. 😀

  7. Você acabou de me ajudar! Ti agradeço por este post que eu não nem como agradecer, não sei cara. Mas eu agradeço muito. Quando tiver “funçando” alguma coisa e achar alguma coisa nova, é só postar!!!!!! Vlw está me ajudando!!!! Obrigadãããoooooo.

  8. Obrigado. Já estava ficando doido. Depois de trocar o gabinete do pc deixou de funcionar, fiquei confuso entre ac97 e hd audio e não despluguei isso da cabeça achando que era a posição dos fios no conector. Mudei os fios do conector várias vezes até descobrir que não era isso. Valeu

  9. O meu Ubuntu 12.04 ficou sem som e em busca da solução tentei digitar alsamixer no terminal, mas não sabia que tinha bastante coisa, bastando para isso usar as setas, lendo um comentário. Apareceu a opção loopback, entre outras e uma Auto-mute que estava Enabled, usando a seta para baixo mudou para Disabled , e com isso o som voltou. Fica a dica

  10. Ao atualizar do Ubuntu 14.10 para o 15.04 o som frontal desapareceu.
    Consegui resolver pela dica 3 acima com a resposta de Anwar Shah. No Alsamixer a função Headphone estava com MM na base da barra, teclei M e mudou para 00 e o som voltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *