Uma maneira de melhorar a performance de um site é entregar parte do conteúdo (html, css, javascript, xml) comprimido. Para fazer isso no Apache, existe o mod_deflate. E como fazer isto no NGINX?

Esta página explica e mostra quais são as configurações padrões para compressão no NGINX. Para poder trabalhar com o que está escrito nela, temos que abrir o arquivo /etc/nginx/nginx.conf:

Com o código acima, a compressão de conteúdo dos tipos especificados estará ligada logo após reiniciar o NGINX (sudo /etc/init.d/nginx restart). Mas e agora? Como testar para saber se o conteúdo é entregue comprimido?

Vou mostrar duas alternativas (existem outras várias):

1 – Acesse esta página e digite seu domínio para saber se deu certo ou não.

2 – Com o Google Chrome, abra o Developer Tools, clique na aba Network e dê um ‘Atualizar’ (F5) na página. Repare na aba Size que aparece o tamanho em preto (tamanho comprimido) e o tamanho em cinza (tamanho real), além de que clicando no nome do arquivo e olhando na aba HEADERS, o GZIP é citado.

Pronto, com isso você está entregando conteúdo comprimido e melhorando o desempenho dos sites que estão no seu servidor NGINX.

One thought on “Compressão GZIP no NGINX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *